Um espelho. Sueli.




Durante os diversos cursos de formação em audiovisual realizados pelo Instituto Ideia Coletiva, por diversas vezes ministrei a parte de roteiro para os jovens. Esta não é uma tarefa tão simples, pois em geral precisamos falar sobre algumas regras e trabalhar com referencial teórico que, muitas vezes, estão um pouco deslocados da realidade dos participantes.

Pensando em como estimular a escrita, sempre começo as atividades propondo uma produção textual um pouco mais livre. Em algumas turmas partimos de uma foto trazida pelos participantes, em outras, elaboramos o detalhamento de uma sinopse criada por um colega de curso. Por sua vez, a proposta apresentada à turma de 2021 era que eles trabalhassem uma narrativa, a qual deveria partir da imagem de um espelho e de uma personagem chamada Sueli. A escolha foi bastante aleatória, inspirada por elementos que estavam ao alcance dos meus olhos, durante a elaboração do plano de aulas: minha dissertação de mestrado, orientada por uma Sueli, e um espelho ao lado da escrivaninha de meu escritório.

No livro abaixo serão apresentados alguns textos produzidos pelos alunos desta turma. Narrativas potentes que elevaram a proposta da aula para outro patamar. 

Para ler a coletânea, clique aqui.